Hoje participamos de uma simulação de incêndio em parceria com a Defesa Civil. A simulação aconteceu às 14h. Durante o exercício, os alunos se organizaram com os professores em suas salas, desceram até o ponto de encontro (garagem) de forma organizada e depois retornaram para as salas.
Tudo aconteceu de forma bem rápida e eficiente, como deve ser caso isso realmente ocorra. No final da simulação, a equipe da Defesa Civil conversou um pouco com os alunos e elogiou o tempo em que realizamos a simulação.
Esse tipo de treinamento é muito necessário caso essas situações realmente aconteçam. Ele nos ajuda a saber como agir nesses momentos, além de nos permitir compartilhar esse conhecimento com nossos familiares.

Todo o evento foi coberto pela equipe de reportagem da Rede Ta On. Agradecemos à Defesa Civil por ter vindo à nossa escola e por nos explicar a importância de saber agir em uma situação de emergência.
Apesar de realizarem simulados anualmente, algo com esse nível de engajamento e parceria é bastante inovador.
A inspetora Juliana explicou que o trabalho da Transpetro é evitar emergências, e que isso é feito por meio desses simulados e da informação à população. Segundo ela, preparar a comunidade faz parte do processo preventivo. No entanto, muitas vezes, por ações de terceiros, acidentes acabam ocorrendo, e manter a população informada é uma forma de garantir sua segurança.
A aluna Isabela, da área de reportagem da Rede Tá On, realizou uma entrevista com a inspetora Juliana, da Transpetro, e com a diretora de Gestão de Risco da Defesa Civil.
A diretora de Gestão de Emergência da Defesa Civil, Fabiana, elogiou o momento em que o simulado foi realizado.Ela explicou que a função da Defesa Civil é fazer todo o gerenciamento e atuar em conjunto com outros órgãos, a fim de manter todos bem informados e preparados, caso um acidente ocorra na vida real.
Queremos agradecer à inspetora Juliana e à diretora Fabiana por terem colaborado conosco e concedido essa entrevista tão importante.
Isabelle Borges
















“Essa reportagem é fruto do trabalho coletivo de uma equipe que acredita no poder da educação e da comunicação para transformar realidades. Com apuração de Ana Beatriz, imagens captadas por Amanda Pereira, edição de Leonardo Melo e design visual por Ruan Generoso, construímos juntos uma narrativa que inspira e informa.”
professoras Juliana Tiago garcia e luana tiago coelho