O Festival Afro Minuto é uma iniciativa que celebra a riqueza da cultura afro-brasileira, incentiva o protagonismo negro e reafirma o papel da educação como ferramenta fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e plural.
Nesta edição, o concurso homenageia os 80 anos de vida e trajetória de Leci Brandão, uma artista e ativista que se tornou referência na luta pela igualdade e na valorização das identidades negras no Brasil.
O concurso tem como objetivo estimular os estudantes a promoverem o reconhecimento, a valorização e o respeito à diversidade étnico-racial brasileira e à cultura afro-brasileira. Além disso, busca fomentar o protagonismo estudantil por meio de reflexões e debates sobre o racismo e suas consequências para a sociedade, incentivando também o uso de ferramentas tecnológicas para a produção do conhecimento de forma crítica, reflexiva e ética.
A modalidade do concurso será por meio de vídeos.

O tema, em homenagem a Leci Brandão – cantora, compositora, atriz e política brasileira –, será dedicado à promoção da igualdade racial, ao respeito às tradições de matriz africana e à defesa da cultura brasileira.
O intuito do festival é mostrar a cultura afro-brasileira e tudo o que ela tem a oferecer.
O concurso terá quatro fases: Primeira fase (escola): de 20/05 a 05/09. Nesta etapa, será selecionado 1 vídeo que representará a escola nas fases seguintes.
Segunda fase (diretoria de ensino): de 08/09 a 30/09. Nela, serão selecionados 2 vídeos para representação na fase estadual.
Terceira fase (SEDUC-SP): de 01/10 a 17/10. Serão escolhidos 3 vídeos que serão encaminhados para a Faculdade Zumbi dos Palmares.
Quarta fase (Faculdade Zumbi dos Palmares): de 07/11 a 11/11. Nessa etapa, os 3 vídeos finalistas disputarão as classificações de 1º, 2º e 3º lugar.
Os vídeos finalistas serão divulgados a partir de 14/11 no site da FLINKSAMPA, e a classificação dos vencedores será anunciada no dia da premiação, com a presença dos finalistas.
Amanda Augusto, 1º A


