A participação ativa dos alunos não se limitou apenas à fase inicial do projeto. Uma vez que o Presenciômetro foi implementado, os estudantes assumiram um papel ativo no seu uso e manutenção.
A importância da presença em sala de aula é indiscutível quando se trata do sucesso acadêmico dos alunos. Um dos desafios enfrentados pelas instituições de ensino é encontrar maneiras eficazes de monitorar e incentivar a presença dos estudantes. Nesse contexto, a criação de instrumentos visuais e interativos, como o presenciômetro, pode ser uma estratégia valiosa para envolver os alunos e promover a consciência sobre a importância da frequência às aulas.
Em muitas instituições de ensino, a confecção do presenciômetro se tornou uma atividade colaborativa, envolvendo não apenas os professores, mas também os próprios alunos. Este processo colaborativo não apenas incentiva a participação dos estudantes, mas também os empodera, dando-lhes um senso de responsabilidade em relação à sua própria frequência e aprendizado.
![](https://aredetaon.com.br/wp-content/uploads/2024/03/s-aula21-1024x576.png)
![](https://aredetaon.com.br/wp-content/uploads/2024/03/35-1024x576.png)